segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Castelos de Portugal

Olá, neste post compartilharei com vocês um pouco sobre minha viagem a Portugal, país muito bonito, gente acolhedora e simpática, rico em história e cultura, aliás, nossa própria história está ligada a este pequeno país, conhecer mais da história dos nossos colonizadores. Incrível como este país se recuperou depois do terremoto de 1755...
Lisboa, cidade muito limpa, ruas largas, praças conservadas e belas, de lá pode-se chegar a qualquer um dos principais castelos, na maioria dos hotéis é possível comprar a atração, vale a pena. Comecei meu passeio pelo Palácio de Queluz, em  seguida o Palácio da Pena e por fim o Castelo dos Mouros.


Palácio Nacional de Queluz, seus jardins são impressionantes, toda pompa e bom gosto da família real, e que serve para recepcionar ainda nos dias atuais os Chefes de Estado estrangeiros em visita oficial.Palácio do século XVIII, localizado em Sintra, distrito de Lisboa, retratam bem a evolução do gosto da Corte entre os séculos XVIII e XIX, mesclando barroco, rococó e neoclassicismo, há uma harmoniosidade entre paisagem e arquitetura impressionantes.  Inicialmente concebido como residência de verão. A partir de 1957, o Pavilhão D. Maria, ala nascente anexa ao Palácio passou a ter funções de residência dos Chefes de Estado estrangeiros em visita Oficial a Portugal. 




O Palácio Nacional de Queluz foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e desde 2013 a integrar a Rede de Residências Reais Européias.

Palácio da Pena, colorido arquitetura impressionante, temos uma belíssima vista de toda a paisagem ao redor do palácio e sua influência muçulmana , ao redor do palácio uma variedade enorme de espécies de arvores vindas de todas as partes do mundo. Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na Vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penafferrim, distrito de Lisboa. Arquitetato por D. Fernando II, expoente do Romantismo no século XIX, o palácio ergue-se sobre uma rocha escarpada e pode ser observado de todas as áreas do Parque da Pena, seus jardins compostos de mais de 500 espécies de árvores de todas as partes do mundo, subida íngreme que o turista, à sua escolha pode fazer de trenzinho, como eu, ou se preferir, pode subir à pé mesmo, mas recomendo que a descida seja feita assim, por termos a oportunidade de observar as árvores e todos os detalhes deste rico jardim. O palácio propriamente dito constitui-se de duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerômino e a ala edificada por D. Fernando II. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitetônico do século XIX, primeiro palácio neste estilo na Europa, construído 30 anos antes do famoso Castelo de Neuschwanstein na Baviera. 
Em 07 de julho de 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 1910 foi classificado como Monumento Nacional e passou a integrar a Paisagem Cultural de Sintra, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1995 e em 2013 Entrou para Rede de Residências Reais Europeias.






Castelo dos Mouros.
Localizado nos cumes da Serra de Sintra, erguido sobre um maciço rochoso e isolado num dos cumes, é uma fortificação construída em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica, tem como característica duas cinturas de muralhas que contornam irregularmente os blocos graníticos da Serra, entre penedos e íngremes penhascos, foi ampliado após a reconquista cristã. Ao longo do caminho podemos observar paisagens únicas como o Paço de Sintra e ao norte após a extensa planície, avista-se o Oceano Atlântico. Rico em detalhes da arquitetura muçulmana mesclado com o romantismo de D. Fernando que o reformou após a reconquista. Classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra a Paisagem Cultural de Sintra, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1995.


  


Em todos os passeios há um guia que explica desde a história de suas construções, passando pelos detalhes da época, por quem foi habitado, etc.


Fontes: Meu relato pessoal sobre a viagem, www.parquesdesintra.ptwww.360portugal.com/Distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário